Muitas conquistas, longa caminhada

A ONG Em Ação foi fundada em 12 de dezembro de 2002, para formalizar o pré-vestibular gratuito Em Ação. O cursinho, que teve início no ano de 2000, era uma iniciativa de acadêmicos voluntários – na sua maioria, estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo: preparar gratuitamente alunos de baixa renda para o vestibular.

Em 2003, após a formalização no ano anterior, o Em Ação foi qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Em 2006, celebramos convênio com a UFPR, para garantia da cessão de uso de salas de aula para o cursinho, na universidade.

Em 2009, após encerrado o convênio com a UFPR, o curso pré-vestibular recebeu apoio do SESI-PR. Assim, passamos a atender 420 alunos por ano – e nos tornamos o maior pré-vestibular gratuito do estado. As aulas eram realizadas no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), em Curitiba.

No ano de 2014, a parceria com a FIEP e com o SESI se estendeu para a região metropolitana (São José dos Pinhais), passando a atender 560 alunos e contando com o trabalho de mais de 100 professores voluntários. Esse contrato foi finalizado no final do ano de 2016.

Desde 2017, as aulas são realizadas na Universidade Positivo, em Curitiba, e também no Colégio Estadual Costa Viana, em São José dos Pinhais.

 

Trabalho sério e independente

Todos os anos, aproximadamente 3.000 pessoas, entre jovens e adultos, procuram o pré-vestibular gratuito Em Ação. Mesmo sem receber nenhum recurso do poder público desde sua fundação, já atendemos mais de 7.000 estudantes de baixa renda. Deles, mais de 70% foram aprovados na UFPR e, quase em sua totalidade, em outras universidade por meio do ProUni e demais programas governamentais.

Alunos do extensivo 2018 de Curitiba. São ofertadas, todos os anos, 3 turmas de extensivo e 2 de semiextensivo, em Curitiba e São José dos Pinhais.

Esses números representam a qualidade e seriedade do nosso trabalho, desenvolvido voluntariamente por profissionais qualificados e comprometidos com um mundo melhor. O exemplo de cada um deles conquistou e conquista muitos ex-alunos que se dispõem a atuar na instituição como voluntários. Essa rede colaborativa é o que garante a continuidade, a credibilidade e o fortalecimento das ações solidárias desenvolvidas pela ONG Em Ação junto à sociedade.

 

Missão

Preparar intelectual e culturalmente adolescentes, jovens e adultos como agentes de transformação

 

Visão

Tornar-se uma rede colaborativa e de economia solidária, com o maior capital intelectual do Paraná

 

Valores

Lealdade, respeito às pessoas, à hierarquia e à disciplina, humildade, comprometimento, espiritualidade, amor, bom humor e gratidão

 

Nossa equipe

A equipe da ONG Em Ação, desde sua fundação, é formada por professores e outros profissionais 100% voluntários e comprometidos. A maioria são universitários egressos da própria instutição. O trabalho é realizado durante 40 finais de semana por ano, das 8h às 20h, para ajudar adolescentes, jovens e adultos a realizarem o sonho de entrar na universidade.

Fundadores e Diretoria (2015) da ONG Em Ação: Thiago Justino, Emanuel Cochinski, Pedro De Vita, Danielle Lago, Roderick Schmah, Péricles Marcondes, Marcelo Guilherme e Daiymon Calegari

Os professores que atuam na ONG Em Ação possuem formação nas melhores universidades do estado, sendo um dos fatores que contribuem para a qualidade do ensino e os bons resultados alcançados pelos nossos estudantes.

Para a composição da diretoria executiva, há eleições na organização a cada 4 anos. Nosso objetivo é manter a democracia dentro da instituição, bem como realizar esse processo de forma honesta e transparente.

 

 

 

Acesse nossos documentos

Ata de eleição >>
Estatuto >>
Manual do Voluntário >>
Regulamentos >>
Manual de compliance >>

 

Veja também

Prestação de contas >>
Doe agora >>
Estude conosco >>