Apesar do pré-vestibular gratuito ser a origem da ONG Em Ação, atualmente temos outros projetos. Igualmente, todos visam promover a educação, a cultura e o lazer para jovens de baixa renda. Descubra o que temos a oferecer!

 

Intercâmbio ao Chile

O programa de intercâmbio cultural Chile-Brasil é realizado com apoio da AILA (Associação de Intercâmbio Latino-Americana). O objetivo é levar estudantes do ensino médio de escolas públicas e universitários egressos do pré-vestibular gratuito Em Ação para uma visita cultural de 7 dias na Província de Biobío, no Chile. O propósito é ampliar o conhecimento e a cultura dos participantes, além de proporcionar uma experiência inesquecível.

Em março de 2015, os voluntários que idealizaram o programa receberam nove alunos e um professor do ensino público da comuna de Mulchén, no Chile. Os estudantes permaneceram no Brasil por uma semana e conheceram os principais pontos turísticos de Curitiba e Região Metropolitana, além de escolas e diversos equipamentos públicos das cidades.

Em abril do mesmo ano, nove alunos e uma professora do ensino público de São José dos Pinhais e da ONG Em Ação visitaram durante uma semana a comuna de Mulchén.

Confira as fotos abaixo:

 

Robótica nas Escolas

O projeto “Robótica para Todos” tem por objetivo permitir que estudantes de ensino médio de escolas públicas tenham acesso a esta ferramenta de aprendizagem para o desenvolvimento do trabalho em equipe, do raciocínio lógico, da inovação e da capacidade de programar robôs, inserindo-os no mundo tecnológico.

Alunos do projeto Robótica nas Escolas, promovido pela ONG Em Ação.

O projeto é realizado por meio de oficinas, aos sábados, nos Colégios Estaduais Herbet de Souza e Angelina Annamaria Consulo do Prado — CAIC, no município de São José dos Pinhais.  Cada oficina tem duração de três horas e atende 3 equipes de 5 estudantes por Kit EV3, Lego® de robótica.

Em 2016, pioneiramente, com o apoio da Itaipu – Binacional, foram atendidos 22 estudantes dos colégios acima citados, sendo os únicos a ofertarem aulas de robótica no município.

Camisa 10

O Projeto Social Camisa 10 foi criado em 2010 com a intenção de atender à necessidade esportiva/social de crianças e jovens em situação de risco das cidades de São José dos Pinhais e Curitiba, garantindo a promoção dos direitos da criança e do adolescente.

​A proposta principal do projeto é desenvolver valores através de ações sociais com o futebol. Nossa prioridade são os jovens em situação de vulnerabilidade social, pois acreditamos que a melhor maneira para uma criança crescer e se desenvolver socialmente é com a prática esportiva. Assim, trabalhamos na perspectiva de reestruturação social, utilizando o futebol como meio de fortalecimento familiar, educacional e comunitário.

As ações do Projeto Social camisa 10 geram oportunidades para ampliarmos o atendimento da demanda socioesportiva do país, firmando novas parcerias com os mais diversos setores que, engajados, visam contribuir efetivamente para o combate das mazelas de nossa sociedade, agregando valores inestimáveis como: responsabilidade social, sustentabilidade, respeito, governança, cidadania e transmissão de valores através do futebol. Acesse o Facebook do projeto >>

 

Veja também:

Conheça o pré-vestibular gratuito Em Ação >>

Saiba quem somos >>

Doe agora >>