Independente da área da faculdade que se deseja cursar, todos precisam estudar todas as áreas de conhecimento para passar no vestibular ou no Enem.  Por isso, pensar que matérias como filosofia e português não merecem tanta atenção quanto biologia e matemática é um erro. Mesmo que se tenha facilidade, é essencial estudar humanas tanto quanto outras áreas. E, falando nisso, separamos abaixo algumas dicas para ajudar.

Tem dificuldade com exatas? Veja aqui algumas dicas para estudar

Exercite o português

É preciso ler muito para estudar humanas. Porém, na matéria de português, priorizar exercícios ajuda muito mais na fixação do conteúdo. Então, faça uma leitura rápida da teoria e parta logo para a prática. Você não vai se arrepender.

Leia também: PROUNI segundo semestre de 2018

Em história, decorar não ajuda muito

Em história, é fácil se confundir com as datas e nomes. Então, tentar decorar tudo acaba mais atrapalhando que ajudando. Mas um jeito de deixar as coisas mais fáceis é pensar nos acontecimentos como histórias. Quem são os personagens? E o que eles fazem? E o que acontece com eles? 

Fazer resumos mais visuais, como linhas do tempo, também é uma boa ideia para entender e gravar os conteúdos.

Filosofia e história andam de mãos dadas

Quando se estuda filosofia, entender o contexto histórico em que cada pensador viveu ajuda bastante a gravar quais eram as ideias deles. Isso ocorre porque, ao invés de apenas decorar os pensamentos, você estará entendendo o que levou os filósofos àquelas ideias.

Leia também: como superar dificuldades de concentração

Em redação, não basta escrever

É claro, para se ter uma redação é preciso treinar. Mas só escrever não garante que se está melhorando. Uma dica é procurar redações que tiraram nota máxima em vestibulares ou no Enem e analisar. Então, no que elas são diferentes da sua? O que você pode aprender com elas? Quais são os pontos fortes? E os fracos?

Ler livros e jornais também é uma boa ideia, porque ajuda a adquirir mais vocabulário.

 

E essas foram as dicas de como estudar humanas. Foram úteis? Você conhece outras? Compartilhe com a gente!

 

Leia depois:

7 dicas para vencer o sono na hora de estudar

Filmes como recurso didático

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *