Filmes como recurso didático!

O filme é um recurso pedagógico atrativo e pode ser utilizado em todos os períodos do seu cronograma de estudos. Com esse propósito, existem vários títulos com temáticas que abrange matérias como História, Geografia, Filosofia e Português.

O “O Ano em que meus pais saíram de férias” é um filme para aprofundar seu conhecimento em história, contextualizando os anos da ditadura militar no Brasil e a perseguição política. Além disso, trata da convivência com diferentes culturas e religiões. 

Já o filme “A Marvada Carne” é voltado para o Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A obra é um ótimo retrato para aulas de geografia, pois trata da migração de interioranos para a grande São Paulo. O filme também aborda diversos aspectos culturais importantes para o estudo.

Para os amantes da filosofia, alguns títulos podem ajudar na forma como compreendemos e interpretamos o mundo: Matrix;  The Eichmann Show;  A Origem; Show de Truman; Muito Além do Jardim;  O Feitiço do Tempo;  Inteligencia Artificial; A Vila; A Vida de David Gale; Laranja Mecânica.

Já para o bom e velho Português… Bem, você já deve ler muitos artigos sobre o assunto, não é? Por isso, que tal aprender com uma filmografia incrível sobre a Língua Portuguesa?  Os Inconfidentes (1972); Sociedade dos Poetas Mortos (1990); Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995); Central do Brasil (1998); Auto da Compadecida (2000); Memórias Póstumas (2001); Caramuru: A Invenção do Brasil (2001); Poeta de Sete Faces (2002); Dom (2003); Língua — Vidas em Português (2004); Narradores de Javé (2004); Dentro da casa (2013).

Viu como é bom mergulhar no fascinante Cinematográfico? Então, prepare a pipoca e aproveite!


Irisbel Correia

Jornalista, designer e fotógrafa. Atuo na área de comunicação há oito anos. Atualmente, trabalho com foco em fotografia comportamental e fotojornalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *