É necessário estudar muito para provas como vestibulares ou o Enem, sobre isso não dá para discutir. Mas, durante uma época tão importante para decidir o futuro, muitos caem no erro de não viver o presente. Cada vez mais se vê estudantes sofrendo com problemas de ansiedade, exaustão, e até mesmo depressão, deixando de realizar atividades que gostam por conta do medo de atrapalhar os estudos. Não se prenda a esse medo. Estude bastante, mas não deixe de viver.

Estude bastante, mas não se isole

Não tem nada de errado em passar horas sozinho para estudar. Mas não deixe os estudos tirarem a sua vida social. Isolamento não faz bem a ninguém. Saia com seus amigos, passe tempo com a sua família, veja seu/sua namorado (a). Deixar de conviver com quem você se importa por medo de atrasar a matéria? Não vai fazer nenhum bem para a sua saúde mental.

 

Estude bastante, mas não prejudique sua saúde

Pensando em largar a academia para ter mais tempo? Ou talvez em deixar de dormir para colocar a matéria em dia? Não tome essas decisões. Podem parecer boas ideias agora, mas, no longo prazo, sacrificar a sua saúde é algo que vai causar arrependimentos. Não force além do que o seu corpo pode aguentar. Não seja a pessoa que exagera no energético e acaba com uma intoxicação de cafeína.

Estude bastante, mas não se desespere

Não consegue aprender aquela fórmula de física? Tem uma semana de conteúdo atrasado em história? Tirou uma nota ruim no simulado? Está tudo bem. Para passar no vestibular e no Enem é preciso dedicação, mas ninguém é perfeito. Não se sinta mal em ter suas dificuldades. Não caia na armadilha de se convencer de que não vai alcançar seus objetivos por causa delas. Dê o seu melhor, se esforce, mas não se desespere nem se coloque para baixo.

 

Estude bastante, mas não deixe de viver

Estudar é importantíssimo, mas não é tudo. É um caminho difícil até que você alcance seus objetivos, mas não precisa e não deve ser um caminho infeliz. Não sacrifique o presente por medo de estragar o futuro. A faculdade com certeza vale o seu esforço, mas não a sua vida.

Se você sente falta de descanso, descanse. Se sente falta da sua família e dos seus amigos, passe um tempo com eles. Se gosta de esportes ou de ir à academia, não abra mão. Se tem enfrentado problemas com ansiedade, depressão ou outros, procure ajuda. Seu bem-estar é tão importante quanto os seus estudos.

 

Você tem se preocupado com seu bem-estar ou só com os estudos? Compartilhe com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *