Trabalhar voluntariamente tem por objetivo o bem-estar comum e do próximo. Porém quem ganha também é você!

Se está pensando começar alguma ação, ou ainda não se decidiu, confira alguns dos benefícios que o voluntariado traz para quem realiza esse tipo de atividade.

 

1. Desenvolvimento pessoal através do contato com diferentes realidades

Se existe algo que nos faz crescer muito é sair da zona de conforto, encarar novos desafios e descobrir novas realidade.

Quando nos deparamos com situações ou pessoas com histórias muito distintas na nossa, descobrimos que o mundo é muito diferente daquilo que imaginamos. Ampliamos nossa percepção e entendimento dele. Passamos a ver a realidade com olhar diferente, e, principalmente, a encarar a situação do outro com muito mais compreensão, amor e empatia.

Uma dose de choque de realidades é muito bom para “abrir os olhos”. Inclusive para desenvolver uma percepção mais completa do todo e da própria vida.

 

2. Experiência prática na sua área de atuação

Uma opção para quem deseja iniciar uma ação social é fornecer seu conhecimento técnico em prol de uma causa. ONGs e entidades sem fins lucrativos precisam do auxílio de profissionais de diversos setores.

Além de ajudar, o voluntário está aprimorando seus conhecimentos e habilidades em sua área da atuação. Especialmente para aqueles que não possuem muita vivência no mercado de trabalho, é um bom jeito de começar a adquirir experiência. No final, os dois lados ganham.

 

3. Networking e contato com diferentes pessoas

No trabalho voluntário, há contato com pessoas das mais diversas áreas. Provavelmente, que também têm alguns interesses em comum com você (ajudar o próximo, trabalhar em prol de uma causa específica). Longe da competitividade do mercado e do estresse do dia a dia, você terá a oportunidade de conhecê-las em um ambiente mais leve. Poderá fazer novas amizades e conhecer pessoas que compartilham interesses e virtudes parecidos com os seus. Ao mesmo tempo, poderá aprender coisas novas com elas.

 

4. Bem-estar e auto-realização

Ajudar os outros traz bem-estar tanto para quem recebe ajuda, quanto para quem a faz. Usar de seu tempo e de suas habilidades para algo que faz bem para outra pessoa traz gratificação e uma sensação de ser útil para a sociedade. Consequentemente, a pessoa que realiza esse tipo de trabalho tem mais um motivo para se sentir feliz e bem.

Segundo estudos, praticar boas ações estimula o cérebro a liberar endorfina. Essa substância é responsável por aumentar a sensação de bem-estar, ajudar a aliviar o estresse e combater a depressão.

Quando esse trabalho envolve contato direto com outras pessoas, o voluntário pode se sentir conectados aos outros. Assim, pode formar novos laços e até afastar sentimentos como carência e solidão.

 

5. Aquisição de novas habilidades

Você terá oportunidade de descobrir novas atividades que não conhecia e adquirir habilidades em coisas nas quais nunca trabalhou. Quem sabe descobre um talento ou um hobby novo, não é?

 

E você, tem algum outro benefício através do trabalho voluntário na sua vida? Compartilhe com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *