Cronograma de estudos.

Planejamento, foco e dedicação são palavras que não podem faltar para os estudantes que querem fazer Enem e os Vestibulares. Para facilitar seu plano de estudos, preparamos algumas dicas para organizar seu tempo e cronograma.

Organização do tempo

Quando o assunto é as provas do Enem e Vestibulares, o bom é aproveitar todo tempo disponível  para estudar, planejando um cronograma diário e evitando passar as noites estudando em vésperas de provas.

Espaço de Estudo

Manter seu local de estudo organizado, com todos os livros e apostilas em ordem e de fácil acesso para uso. É importante que você se sinta confortável no local e que o espaço esteja sempre em ordem. Afinal, você passará boas horas nele nos próximos meses.

Monte um cronograma de estudos

A principio leia o edital e veja quais são as matérias cobradas. Após defina quantas horas irá se dedicar a cada uma delas. Defina prioridades, qual matéria tem mais dificuldades e reserve um horário mais amplo para elas. Deixe seu plano em um lugar de destaque no seu espaço.

Atualidades

Leia sobre atualidades, esse tema ocupa um espaço grande nas provas, manter-se informado de tudo que vem acontecendo, além das apostilas, utilize outros meios como a TV, jornais, revistas e internet. Tenha em mente que você tem que saber os fatos, mas também sobre evoluções nos campos da saúde, meio ambiente, história etc

Redação

A maioria dos estudantes sofrem com as redações. Leia muito e, principalmente, escreva muito. Procure fazer pelo menos uma redação por semana tendo como base temas atuais. Peça a um professor ou outra pessoa capacitada para corrigir o seu texto e apontar o que pode ser melhorado. Com a prática, sua escrita ficará mil vezes melhor.

Provas antigas

Não deixe de usar os simulados a seu favor. Faça uma no minimo por mês, descobrir suas duvidas e ir se preparando para as provas. A prática é importante para alcançar um bom desemprenho.

Equilíbrio

Para se sair bem no exame, procure sempre o equilíbrio nas suas atividades. Além de estudar, reserve um tempo no seu dia a dia para relaxar e fazer atividades prazerosas para você, como ir ao cinema, sair com amigos, ler um livro e escutar uma música. Esses momentos de relaxamento são importantes para manter o emocional em dia e a cabeça tranquila na hora que tiver que se dedicar aos estudos.

 

Agora que já sabe algumas dicas para se preparar para as provas, de uma olhada nos outros posts do em ação e veja quanta coisa legal foi preparado para você sair bem na foto.

 


Irisbel Correia

Jornalista, designer e fotógrafa. Atuo na área de comunicação há oito anos. Atualmente, trabalho com foco em fotografia comportamental e fotojornalismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *