Fazer uma boa revisão é uma das partes mais importantes quando se estuda para uma prova. Sem revisar, fica difícil se lembrar de todos os conteúdos, principalmente dos que já foram estudados faz muito tempo. Mas como fazer uma boa revisão? Veja abaixo algumas dicas para não errar nessa etapa tão decisiva.

 

Não deixe tudo para a última hora

Uma boa revisão pode ajudar muito, mas também é preciso manter os conteúdos em dia. Não dá para aprender a matéria de meses em uma semana. Revisar o que se aprende aos poucos todos os dias é a melhor escolha, e fazer pequenos resumos de cada aula estudada facilita muito na hora de relembrar tudo.

Ler pode não ser a melhor opção

Pesquisas mostram que revisar conteúdos ativamente é mais eficiente do que simplesmente ouvir a explicação de outros ou ler o conteúdo. É possível revisar a matéria escrevendo ou explicando-a para alguém. Por isso, acompanhar apenas um resumo pronto não é uma opção tão eficaz. Coisa que a maioria das pessoas faz quando revisa.

 

Não estude a mesma coisa por muito tempo

É claro que, quando se precisa revisar poucos conteúdos, não tem como se ter muita variação. Mas, em provas nas quais caem diferentes matérias, como no Vestibular ou no ENEM, é sempre bom alternar entre as áreas de conhecimento ao revisar. Isso faz com que seja mais fácil se lembrar de tudo na hora da prova, além de evitar a repetitividade de passar horas estudando a mesma coisa.

 

Não sabe por onde começar? Faça um questionário

Com tanta coisa para revisar, fica difícil saber por onde começar. Uma boa dica é fazer um questionário ou um simulado com todo o conteúdo e responder sem consultar nada. Depois, é só ver quais foram as respostas erradas, identificando em que pontos se tem mais dificuldade e começando a revisar por eles.

 

E você? Quais são suas dicas de como fazer uma boa revisão? Compartilhe com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *