Biologia, uma matéria com muitos conteúdos e muita importância. Se você quer passar no vestibular ou Enem, é indispensável saber biologia. E, principalmente, se quer algum curso da área de biológicas. Mesmo que não tenha dificuldade, turbinar os estudos é sempre bom. E, se tem dificuldade, é ainda mais necessário. Então, veja abaixo 4 ideias para te ajudar nessa tarefa.

Sua dificuldade é com humanas? Veja aqui 4 dicas para te ajudar

Biologia é uma matéria visual

Liste os componentes de uma célula vegetal. Leia e tente imaginar onde cada um se encaixa. Mas e se você desenhar uma célula e indicar os componentes? Então, parece mais fácil? Provavelmente sim. Biologia é uma matéria que estuda muitas coisas que podem ser vistas, se não a olho nu, por microscópio. Portanto, usar recursos visuais é muito eficiente na hora de estudar.

Experimente fazer mapas mentais, esquemas, desenhos e similares ao estudar. Tudo isso vai ajudar a fixar os conhecimentos mais facilmente.

Tem muito sono na hora de estudar? Confira aqui algumas dicas para evitar isso

Entenda as terminologias

Eucarionte, procarionte, mitose, meiose. Tentar decorar todos esses nomes e o que eles significam pode ser um desafio e tanto. Mas, entender as raízes das palavras pode facilitar na hora de associar com o significado. Por exemplo, “eucarionte” vem do grego “eu”, que quer dizer “verdadeiro”. Portanto, as células eucariontes são as que tem o “verdadeiro núcleo”. “Meiose” vem de “meio”, ou seja, as células se dividem ao meio.

Também tem dificuldade com exatas? Veja aqui 6 ideias para estudar melhor

Comece com o mais geral

O que não falta na biologia são divisões. E subdivisões. E mais subdivisões. Como estudar tudo isso sem se perder? A resposta é: comece com o mais geral, só depois parta para o mais específico. Por exemplo, aprenda primeiro quais são todos os reinos antes de estudar os filos. Aprenda as características de um vertebrado antes de procurar saber as características específicas das aves. E assim por diante.

Quer saber como fazer uma boa revisão? Descubra aqui

Aprender os conteúdos não basta

É algo que também vale para outras matérias. Aprender todos os conteúdos é essencial, porém não adianta nada saber e não saber explicar. É importante aprender como colocar seus conhecimentos em uma resposta, sem que fique confuso. Por isso, veja exemplos, treine com exercícios, explique para os seus amigos. O que não pode acontecer é embaralhar todas as informações que o enunciado pede na hora de responder.

 

E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma ideia para ajudar a estudar biologia? Compartilhe com a gente!

 

Leia depois:

Dificuldades de concentração: como superá-las?

Filmes como recurso didático

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *