Sentir sono é um grande obstáculo na hora de estudar, atrapalha a concentração e causa muita frustração. Na busca de solucionar esse problema, muitos recorrem a café ou energéticos. Mas, quando consumidas em excesso, essas bebidas contribuem para aumentar a ansiedade. E nem sempre são suficientes para espantar o cansaço. Mas, então, o que se deve fazer a respeito? Veja abaixo 7 dicas para vencer o sono na hora de estudar.

Acenda as luzes

Quanto mais iluminado o ambiente, mais difícil é cair no sono. Então, abra as janelas, acenda as luzes e faça tudo o que puder para deixar seu local de estudos o mais claro possível.

Abandone seu cobertor

Evitar um ambiente muito confortável também ajuda se seu objetivo é não ter sono. Então, fique longe do travesseiro e deixe de lado o cobertor enquanto estuda, mesmo que esteja frio. Aliás, é melhor ainda se a temperatura estiver baixa, como você vai ver na próxima dica.

Beba água gelada

O frio é ótimo para tirar o sono na hora de estudar. Então, beba água gelada, abra as janelas, ligue o ventilador ou faça qualquer outra coisa que diminua a sua temperatura e/ou a do ambiente.

Mantenha uma rotina

Assim como almoçar todos os dias às 12h condiciona seu corpo a ter fome nesse horário, estudar sempre no mesmo período do dia faz com que seu cérebro desenvolva o hábito de estar mais alerta quando chega a hora de estudar.

Estudar com música pode ajudar

Quem nunca ficou com sono ao tentar estudar uma matéria entediante? Nesse caso, ouvir música pode te ajudar a continuar mais animado e, assim, a não ter vontade de desmaiar em cima da mesa.

Veja aqui como usar a música ao seu favor na hora de estudar

Masque chiclete

Pode parecer estranho, mas mascar chiclete enquanto estuda ajuda realmente a espantar o sono. Isso acontece porque, quando se mastiga algo, seu cérebro entende que você está fazendo uma refeição e precisa continuar alerta até que acabe de comer.

Se movimente

Experimente fazer 5 minutos de caminhada, polichinelos ou qualquer outra atividade física a cada uma ou 2 horas de estudos. Se movimentar é ótimo quando se trata de acabar com o sono na hora de estudar.

 

Além dessas dicas para vencer o sono na hora de estudar, é importante nunca deixar de dormir o suficiente durante a noite e manter uma alimentação saudável.

E você, costuma ter muito sono na hora de estudar? Já conhecia alguma dessas dicas? Compartilhe com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *