Entre todas as matérias, as de exatas são a maior preocupação de muitos estudantes. Mas, mesmo para quem não tem facilidade, é possível dominar os conteúdos dessa área. Como? Com dedicação e disciplina, é claro. E, principalmente, entendendo que cada área possui particularidades, que devem ser levadas em conta ao estudar.  Com isso em mente, separamos abaixo 6 ideias para te ajudar a aprender exatas.

Nunca use a calculadora

Mesmo que os professores digam e repitam, muitos acham que fazer as contas na calculadora não tem problema. Mas tem, e muito. Quando uma habilidade aprendida (no caso, a de fazer contas) não é usada com frequência, fica cada vez mais difícil acertar na hora em que ela é necessária. Então, deixe de lado a calculadora. Tente resolver os exercícios de cabeça ou com papel e caneta, e, na hora das provas, você não vai se arrepender.

Para os vestibulares, foque nos cálculos

É importante saber resolver todos os tipos de exercícios, mas, se o seu foco são os vestibulares, é melhor focar em saber fazer os cálculos, pois eles são a parte mais cobrada.

Veja também: 7 dicas para vencer o sono na hora de estudar

Para o Enem,  aprenda as aplicações

Ao contrário dos vestibulares, o Enem costuma cobrar mais as aplicações no dia a dia do que os cálculos em si. Então, se você tem foco só no Enem, é melhor aprender a resolver exercícios que tenham relação com como as matérias de exatas são aplicadas no cotidiano.

Faça quadros com as fórmulas de exatas

Se a sua dificuldade é decorar fórmulas, uma boa ideia é colar papéis nas paredes do seu quarto, nas portas do guarda-roupa ou em qualquer outro lugar, desde que você olhe com frequência para lá. Então, é só escrever as fórmulas nos papéis.

Priorize os exercícios

Ao contrário de, por exemplo, humanas, estudar a teoria, fazer resumos escritos ou ler não ajuda muito em exatas. Então, com algumas exceções, prefira resolver exercícios, e não se preocupe com a teoria.

Veja também: como preparar um cronograma de estudos

Não pense nas matérias de exatas individualmente

Física, Química e Matemática possuem inúmeras conexões entre si, e também com outras áreas. Então, principalmente se você estuda para o Enem, pense nas matérias de exatas como um conjunto, procure ver como elas se interligam entre si e com outras disciplinas.

 

E você? Gostou das nossas ideias para estudar exatas? Tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente!

 

Leia depois:

Como fazer uma boa revisão? Descubra agora

Dificuldades de concentração: como superá-las?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *