Hábitos que prejudiquem a saúde já são, por si só, um grande problema na vida de qualquer pessoa. Mas, no caso dos estudantes, essas atitudes cotidianas podem fazer um estrago ainda maior ao se tornarem um obstáculo para a concentração e o rendimento nos estudos.

Veja abaixo 5 hábitos que podem estar atrapalhando tanto a sua saúde como os seus estudos.

 

1- Não dormir o suficiente

Quando se preparando para o vestibular, para o ENEM ou qualquer outro concurso, trocar o sono pelos estudos é uma tentação na qual muitos caem. Mas, segundo estudos, durante o sono os conteúdos aprendidos são fixados na memória de longo prazo. Por isso, se privar dele atrapalha tanto no desempenho da memória como na concentração para realizar tarefas.

 

 

2- Esquecer de beber água

Ninguém discorda que beber água é importante para o funcionamento do corpo. Porém, muitas pesquisas mostram que existe uma relação direta entre a desidratação e problemas como cansaço em excesso, falta de concentração e dificuldades com relação à memória.

 

 

 

3- Não se alimentar de forma saudável

Pode ser difícil manter uma alimentação saudável em um período estressante como o de preparação para provas. Porém, não consumir todas as vitaminas e nutrientes necessários pode fazer com que não se tenha disposição e concentração para fazer os estudos renderem.

 

 

4- Não praticar atividades físicas

Com toda a correria para deixar a matéria em dia, sobra pouco tempo para outras atividades. Mas as atividades físicas têm um papel muito importante na melhora da memória e da concentração. Além disso, ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse depois de horas estudando.

 

 

5- Não cuidar da postura

Estudar por muito tempo com uma postura errada é, com certeza, desconfortável. Além disso, ter como hábito uma postura ruim pode causar sérios problemas a longo prazo, como, por exemplo, a tendinite.

Cuidar para manter sempre a postura correta ao sentar para estudar. Vai ajudar não só a diminuir ou até acabar com dores nas costas e cansaço em excesso, como também pode ajudar a evitar doenças no futuro.

 

 

E para você, o que mais atrapalha os seus estudos? Compartilhe com a gente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *